“O Samba é Meu Dom” #12 – Discos deste Século
Nesse programa Rogério de Araujo apresenta canções gravadas nesse século, uma iniciativa dentro do “O Samba é Meu Dom” com o intuito de demonstrar que o samba está mais vivo do que nunca. “Continua forte e destemido”, como costuma dizer.
Isso é necessário porque ainda tem muita gente que acha que samba do bom é coisa do passado e que o samba autêntico agoniza por aí. Esses estão sendo completamente enganados pelas grandes gravadoras, rádios e emissoras de televisão.
Você vai ouvir músicas do disco Lamartiníadas, com Pedro Paulo Malta, Alfredo Del Penho e Pedro Miranda e dos discos da Banda Glória, Elton Medeiros e da querida Ilessi, que decidimos destacar nessa apresentação.
Original de Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Ilessi – nome Iorubá, originalmente escrito “Ilé Si”, sendo “Ilé = Casa” e “Si = ser, existir” ou “Casa do ser, do existir”, é cantora e compositora.
Atua como cantora desde 1998, tendo atuado em todo Brasil e em países como França, Suécia e Inglaterra.
Em 2009 lançou pela gravadora CPC-UMES o CD “Brigador – Ilessi canta Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro”, com arranjos de Luis Barcelos e um arranjo de Cristóvão Bastos, que também tocaram no disco. O CD contou com músicos como Amélia Rabello, Daniel Santiago, João Lyra, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Pedro Amorim, Rogério Caetano, entre outros.
Em 2013, em duo com Diogo Sili, lançou o show “Quem me levará sou eu – Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka”. O show apresenta músicas inéditas do compositor carioca já falecido, filho do poeta amazonense Thiago de Mello. Em fevereiro de 2016, entra em estúdio para gravar o CD homônimo ao show.
Atualmente se prepara para gravar seu 2º CD “Mundo Afora”, com músicas de novos compositores de todas as regiões do Brasil, como Alexandre Andrés, Floriano, Luis Barcelos, Thiago Amud, entre outros.
Em 2015, realizou o show “Nos túneis de mangueiras…”, em Belém, PA, onde cantou somente músicas de compositores paraenses.
Também tem realizado shows em duo com Thiago Amud, que já contou com a participação de cantores como Chico Faria e Marcos Sacramento.
Desde 2013 é professora de canto na Escola Portátil de Música (EPM).
Em 2014, realizou por um ano o Curso de Improvisação na Universidade de Örebro,