59 minutes | Sep 24th 2020

31: Pessoas pretas na liderança, que futuro elas queremos construir? Pt.1

Recentemente, o Magazine Luiza abriu um processo de trainee somente para pessoas pretas. Atualmente a empresa possui um quadro com 53% de funcionários pretos e pardos, e somente 16% ocupam cargos de liderança. Essa é uma realidade ainda mais crítica quando olhamos para o mercado de comunicação, onde grande parte - senão toda - a gestão e liderança é composta por pessoas não-negras.

Com as discussões sobre esse tema bastante acaloradas, resolvemos fechar a temporada do [OT] Off Topic conversando sobre um cenário de “pretos no topo”: nos perguntar sobre que topo é esse, para quem - e até se ele realmente existe no cenário em que vivemos como sociedade e mercado que movimenta 40% do consumo total do país anualmente, o equivalente a cerca de R$ 1,9 trilhão, segundo um estudo realizado em 2018 pelo Instituto Locomotiva.

Para pensar sobre isso, convidamos lideranças pretas que já estão "lá" - mas, mais do que isso, são referência para muitas pessoas no mercado de trabalho (dentro e fora da área de comunicação). Quem conduz a conversa é a Daniele Mattos (co-fundadora da Indique Uma Preta), extraindo o melhor da Samantha Almeida (Diretora do Twitter Next Brasil), da Raphaella Martins (Publicitária e estrategista de marca) e ao Vinicius Chagas (Head de Conteúdo da Ogilvy). 

A conversa foi divida em dois episódios, e essa é a primeira parte! 

Gostou do episódio? Esperamos que sim! Quer dar seus feedbacks, sugerir alguma coisa ou participar das pautas? Temos um grupo no Facebook para isso! Vem cá: http://bit.ly/OTnoFB.

O Off Topic é uma produção da Mutato.

Siga a gente nas redes sociais:
IG: @wearemutato
IG: @offtopic.pod