stitcherLogoCreated with Sketch.
Get Premium Download App
Listen
Discover
Premium
Shows
Likes
Merch

Listen Now

Discover Premium Shows Likes

NAGULHA

112 Episodes

54 minutes | Jan 7, 2023
109 - Abrimos o cofre e selecionamos as melhores
Todo viciado tem um cofre lotado de raridades, concordam? Abrimos o nosso baú de pedras e selecionamos algumas raridades para vocês.
50 minutes | Jan 7, 2023
108 - Carlos, Erasmo - viva o Gigante Gentil
Singela homenagem do programa Nagulha ao cara que atravessou 6 décadas fazendo, escrevendo, bebendo e comendo música. Apesar de ser um cara avesso à holofotes, ele sempre soube que era necessário "aparecer para aparecer". Nosso disco preferido é o Carlos, Erasmo, de 1971. Por várias razões, a principal delas é sua desconstrução, que já começa pelo nome do disco, onde ele inverte o seu nome, dando sinais de redirecionamento musical. A segunda razão é o time que ele conseguiu reunir para o disco. Nós que somos seletores, colecionadores e consumidores de música, sabemos o quão dificil e dispendioso é reunir cobras-khan de qualquer segmento artístico-profissional. Alguns nomes: Arthur Verocai (maestro), Rogerio Duprat (maestro), Manoel Barenbein (produtor), Nelson Motta (produtor), Mazola (tecnico), Lanny Gordin (Guitarra), Sergio Diaz (Guitarra) entre outros. Apesar da preferência, você vai ouvir música de todas as fases do Gigante Gentil.
53 minutes | Jan 7, 2023
107 - A vida é uma partida de futebol!
O futebol moderno surgiu apenas no século XIX, mas sabe-se que milhares de anos atrás já eram praticados pela humanidade esportes com características semelhantes. O vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3000 a.C. Mas os registros históricos não remetem apenas aos chineses. Existem evidências de esportes semelhantes ao futebol sendo praticado por japoneses, egípcios, além de gregos e romanos antigos. Também há registros em diferentes povos mesoamericanos (da região da Mesoamérica, atual México e América Central). Eduardo Galeano traz relatos de algo parecido com o futebol sendo praticado na Inglaterra durante a Idade Média. O jornalista uruguaio destaca que, no século XIV, o rei Eduardo II condenava essa prática esportiva. Outros reis ingleses como Eduardo III, Henrique IV e Henrique VI chegaram a proibir a prática do esporte. (fonte: Mundo Educação)
57 minutes | Nov 25, 2022
106 - Boogie & Disco diretamente da Nigéria
A Soundway Records apresenta uma nova compilação de vinte e uma faixas raras da música pop nigeriana e da cultura club do início dos anos 80. Estimulada por um boom explosivo do petróleo e um retorno à democracia após uma série de ditaduras militares, a economia da Nigéria no início dos anos 80 foi espelhada por sua indústria fonográfica quando inúmeros jovens artistas e grupos atingiram as ondas do rádio e as pistas de dança da capital. Era uma nova forma brilhante e impetuosa de música pop nascida das cinzas do disco e funk do final dos anos 1970 e, assim como na América, foi a trilha sonora de uma nova geração. Ansioso para soar o mais americano possível, sem nenhum indício do fervor pelo afro-beat, afro-rock e pensamento afrocêntrico que a década de 1970 lançou, uma nova geração de jovens artistas e performers deu as costas para suas raízes culturais na música e procurou um novo tipo de estrelato e fama firmemente conectado ao mundo brilhante e elegante da década de 1980 que estava em erupção nos EUA e na Europa. (fonte: Soundway Records)
59 minutes | Nov 25, 2022
105 - Michael Allan Patton e seu Esquizomundo Pop
Em se tratando de musica pop, uma das cabeças mais criativas dos ultimos 20 anos é o californiano Mike Patton, goste ou não do que ele fez e faz. Quem é do ramo sabe que o cara fez a fama e a cama na banda Faith no More e seguiu incessantemente atuando no universo musical. Ele tem uma gravadora (Ipecac Records) e nela criou seu universo particular lançando seus experimentos e também as loucuras alheias. Também fez algumas trilhas sonoras de filmes, não as conheço e confesso: sou fã do gajo, mas não consigo acompanhar seus lançamentos, é muita coisa pra duas orelhas. Por conta de sua bolha multidiversificada, fiquei sem saber de que forma eu apresentaria o gringo, certa hora ele é um phyno bardo italiano, outras um cafusú a la Gigolo Tony. O programa mostra seu universo pop, noves fora o principal Faith no More, vamos ouvir o trip hop do Lovage, o pop italiano do Mondo Cane e o hip hop do Peeping Tom. 
58 minutes | Nov 25, 2022
104 - Histórias da cena musical com Paulo André Pires
E vamos de segunda parte com Paulo André Pires, a conversa foi comprida, o cara tem histórias para mais 5 livros, MEMÓRIAS DE UM MOTORISTA DE TURNÊS é só o primeiro. Falamos sobre o estouro das bandas de Funk Metal da California, onde ele foi testemunha ocular da história, teve o privilégio de ver Faith no More, Primus e Mordred dando os primeiros passos. Também conversamos sobre o inicio do Mestre Ambrósio na cena (importante lembrar que eles estão com show marcado para o dia 7 de janeiro aqui em Hellcife) e sobre a explosão de Chico Science e Nação Zumbi, a morte de Chico e sua ultima música, Scream Poetry, gravada pela galera do Paralamas do Sucesso e cantada por Jorge Mautner.
51 minutes | Nov 24, 2022
103 - Recebemos Paulo André para resenhar seu livro recém lançado (Parte 1)
Primeira entrevista presencial depois da pandemia, recebemos Paulo André Pires, figura central na divulgação das bandas do Manguebeat. Criou no começo dos anos 90 o festival Abril pro Rock, que está comemorando 30 anos de vida, ao lado do próprio movimento mangue e também da banda Mestre Ambrósio, todos entrando na idade balzaquiana em 2022. Paulo lançou este ano o livro "Memórias de um Motorista de Turnês", onde resenha de forma vomitada e instagrameira as experiencias musicais ao longo da vida. Desde o 'Encontro de Brotos', no Clube Português até as turnês européias com Chico Science e Nação Zumbi. A entrevista rendeu e a segunda parte vem na sequência.
55 minutes | Oct 29, 2022
102 - Ennio Morricone e seu legado na música pop
Falar do maestro é uma dificuldade já nas primeiras linhas do texto. Você fica se perguntando: falo disso, ou daquilo, começo escrevendo sobre o Nuova Consonanza ou é muita cabecice ou falo logo de sua parceria com Sergio Leone no Spaghetti Western...é lasca, falar de ídolo é terrivel, a gente acha que nunca será suficiente. Uma coisa eu realmente não conhecia, seu trabalho como produtor de musica pop. Esse programa surgiu depois de ter assistido seu documentário, lançado em 2021 e dirigido por Giuseppe Tornatore: Ennio, Il Maestro. O filme mostra essa outra faceta do maestro. Ouçam e vejam o filme, é divino!
51 minutes | Oct 29, 2022
101 - 30 anos de batidão com o Big Beat
O Big Beat surgiu no Albany Club em Londres quando Tom Rowlands e Ed Simons da dupla The Chemical Brothers juntaram o Breakbeat com o tempo 4x4 da House Music. O Big Beat tem em média 145 BPMs. Mas não só de elementos da música eletrônica contemporânea compõem este estilo. A black music também integra o que temos hoje quando no estilo citado, ficando claro influências que vão do mestre James Brown à cultura rap dos anos 90. (Wikipedia)
51 minutes | Oct 17, 2022
100 - Michael Jackson, o rei da p*rra toda!
Falar de Michael Jackson é dificil...complexo, mas pra mim o mais complicado mesmo foi escolher musicas para criar um programa dele.  Comecei pensando em um programa sobre o primeiro disco que o conheci, Thriller, onde Quincy Jones conseguiu sintetizar a alma musical de Michael e mostrar para o mundo aquele genial artista.  Lembro de ter ganhado o disco de minha mãe e corri pra casa pra ouvir, na época ainda se vendia LPs em supermercado, compramos em um perto de casa, eu devia ter 8 ou 9 anos. Depois pensei em pegar sua fase criança, onde ele canta alguns covers absurdamente lindos, a exemplo de sua versão para “Ain't no Sunshine”, de Bill Withers. Quem nunca ouviu, ouça e prepare o lenço.  Resolvi pesquisar a quantidade de covers e samplers, que não deixa de ser uma homenagem de cada artista que o colocou em sua obra. Pra variar, a quantidade de referências ao mago resultou em mais de um programa, mais um “problema" prazeroso pra resolver. Viva Michael, o rei do Pop!
55 minutes | Sep 5, 2022
099 - Precursores da cena de Thrash Metal em San Francisco
“São apenas boas histórias, e são histórias muito humanas”, diz Adam Dubin, diretor do filme. A narrativa de Murder In The Front Row segue a história de um grupo de jovens no norte da Califórnia com uma paixão compartilhada por bandas de rock pesado como UFO, IRON MAIDEN e MOTÖRHEAD. “Todas essas bandas eram principalmente da Inglaterra e nunca visitaram a Costa Oeste”, diz Dubin. “Então, esses jovens começaram a criar suas próprias músicas, começando seus próprios fanzines, agendando clubes e trocando fitas. Eram pessoas que eram inflexíveis quanto à música e às bandas, mas também uns aos outros.” (roadiecrew.com)
57 minutes | Aug 24, 2022
098 - Sampleia que eu gosto!
Desde que o mundo é mundo, o sampler é sampler. É isso ou quase isso, mas tem uma frase de parachoque de caminhão que diz assim “nada se cria, tudo se copia”, na verdade eu acho que a gente poderia atualizar pra “nada se cria, tudo se sampleia”. Dito pelo não dito, o programa de hoje é sobre a invenção dos garotos do Bronx, subúrbio de Nova York, quando eles começaram a rimar, na década de 1970, suas poesias em cima de recortes de músicas, nos LP's de seus heróis musicais como James Brown, Al Green e Stevie Wonder, por isso a sigla RAP vem de Rhythm And Poetry (Ritmo e Poesia). Vamos ouvir nesse programa alguns sampleados como Herbie Hancock, Joe Cocker, Roy Ayers e Patrice Rushen, sendo sampleados por artistas do quilate de Moby, Will Smith, A Tribe Called Quest, Cookie Crew, Lee Perry e Illia Papanicoulos fazendo um rap na lingua de Aristóteles, Sócrates e o bonde da Acrópole.
55 minutes | Jul 15, 2022
097 - Roedeira Vol.1 (INTERNACIONAL)
EP. 96: MÚSICAS PARA AMAR, BEBER E CHORAR Quem nunca roeu ouvindo música, que atire o primeiro pedaço de osso! Eu rôo/Tu róis/Ela-Ele rói. O verbo ‘roer’ eu aprendi em Recife, onde moro há muito tempo e nunca ouvi em canto nenhum do nosso Braseeo. E a roedeira é isso, ficar chutando lata, aquela dispensada, aquele sonho acordado, e a depender da situação, nunca querer dormir ou abraçar morfeu pela eternidade.  Vamos ouvir na próxima hora uma selecta de ‘sons roedíveis’ da gringa: Da Soul Music estadunidense temos Barry White e Isaac Hayes, da terra da rainha o 80’s pop do Spandau Ballet, o grunge do Soundgarden, Pearl Jam e Alice in Chains; sim, os grunhes também amam!  A foto que ilustra esse episódio é do disco de Billy Joel, The Stranger, lançado em 1977. A música dele encerra o programa e ficou mais conhecida na voz de outro cantor. Mas não vai rolar spoiler, bora dar o play e roer!
66 minutes | Jun 22, 2022
096 - Homenagem aos 100 anos de Waldeck "Gordurinha" Macedo
Waldek Artur de Macedo, baiano de Salvador, talvez você não conheça, até pelo apelido, "possa ser" que não o conheça também, mas uma música de autoria dele, você conhece: Chiclete com Banana. Sim, essa música não é de Jackson do Pandeiro e sim, de Gordurinha. Ele foi um grande compositor e sofreu do "mal do poeta" que não faz sucesso com a música de sua autoria, vide a já citada Chiclete com Banana e outra muito conhecida, a belíssima Súplica Cearense. Gordurinha passeou em vários estilos, mas foi no Forró que encontrou seus/suas maiores intérpretes. 2022 é o centenário de seu nascimento, parabéns Gordurinha!
57 minutes | Jun 21, 2022
095 - A riqueza do Boogie BR com Robson Jorge e Lincoln Olivetti
Recentemente foi lançado um documentário sobre Lincoln Olivetti e seu parceiro Robson Jorge. Nos anos 80, quem não teve a música produzida pela dupla, teve influencia. Nesse programa vocês vão ouvir além das músicas criadas pelos gênios do Boogie, algumas que foram sugadas pelos raios alfa-beta-gama dos sintetizadores.
57 minutes | Jun 21, 2022
094 - Funk Karioka: a ponte aérea Miami-RJ
O Funk Carioca descende do Miami Bass, pelo lado do uso da drum machine TR-808 - inclusive já fizemos um programa especial sobre o instrumento - e que descende do Kraftwerk, certo? Concordando ou não, tudo isso tem um fundo de verdade e o pancadão tá ai, levando pedrada desde os anos 80, mas continua firme e forte criando subgêneros e influenciando gerações. foto: Vincent Rosenblatt
55 minutes | Jun 21, 2022
093 - Cumbia de Mamá, Cumbia de Papá
A lindeza da música latina é sem igual e as matizes são infinitas, a exemplo de um advogado colombiano chamado Rafael Machuca, que em certo ponto da vida decidiu abrir uma gravadora e gravar as afrocumbias mais loucas (e raras) que você possa imaginar. Prestem atenção ao cover do Bee Gees (Staying Alive) e a musica 'Los Esqueletos', que no Brasil virou "Tumbalacatumba" na voz de Xuxa, Vovó Mafalda e Galinha Pintadinha.
54 minutes | May 24, 2022
092 - Irmã Bertrice, o inferninho Classe A
O começo dos anos 90 foi marcado pela profusão de videoclipes no Brasil, em razão da chegada da MTVilson no pais, que era um horror pra pegar no aparelho de TV, haja Bombril na antena, idas à Rua da Concórdia, em Recife, pra comprar uma antena UHF e coisa e tal. Efervescência cultural na cidade, inferninhos de weekend, festas, bandas bombando, movimento mangue gerando na alta e meu inferninho predileto saindo fumaça de quinta à sabado, o Irmã Bertrice. Um belo dia o DJ da casa falta e euzinho aqui só urubucevando a situação, era o dia de Rogerman nos players (estamos nos anos 90, época do CD) mas nada dele aparecer. Meu amigo Kéops me viu catucando os players e perguntou se eu tinha CD em casa. Foi vapt-vupt, em meio tempo eu estava lá, com meus disquinhos comandando o som da casa. Além dos supracitados, foram fixos na casa Cristiano Ameba, Baiano, Sergio-irmão-de-Alex entre outras almas sebosas from my heart. O set em sua maioria é de músicas que toquei lá, quase todas foram lançadas no começo dos anos 90, epoca de ouro da MTV. Com exceção de Gilberto Gil (89) e Chaka Khan (84), todas são de 90 a 94. MC Solaar, EMF, Naughty by Nature, Kriss Kross entre outros noventistas, fazem parte desse programa. Como diz meu parceiro Marco da Lata: ARRRÊA! 
54 minutes | May 14, 2022
091 - Aperta o Shuffle!
E vamos no rolé shuffle! Quem tem mais de 39 anos lembra daquele botaozinho “shuffle" que fazia o CD tocar de forma aleatória. Já tava enjoado daquela linha pré-concebida da gravadora, jogava um shuffle e o cd tocava completamente aleatório, caso fosse coletânea virava uma Feijoada com Sorvete de Flocos!  Pegamos nossos discos, fitas e HDs e demos aquela misturada, tem Madonna, Antonio Carlos & Jocafi, Dissidenten (aquela de Sassaricando), Locomia, Groove Armada, Shabba Ranks e outras delicias mais! Tome um Engov antes e depois de ouvir, pois a Dobradinha com Queijo tá na mesa!
54 minutes | May 9, 2022
090 - Adrian Younge e a morte do Jazz
E finalmente estamos de volta a nossa querida Radio Universitária, diretamente dos estúdios da praia de Santo Amaro, em Recife, capital do nordeste em linha reta! E para comemorar o retorno de Jedi, preparamos um programa especialíssimo com o doido que decretou a “morte do jazz”. Doido de doidera, doidera mesmo, porque só uma pessoa muito segura de si criaria um projeto com o nome “Jazz is Dead” e teria a ousadia de chamar figurões como Roy Ayers e João Donato pra uma jam e decretar “a morte do jazz”. Prólogos à parte, Adrian Younge é um advogado que teve a sorte de arrumar um emprego na MTV norte americana e de lá que surgiu seu interesse musical. Dai pra frente o cara deixou a toga de lado e foi produzir música, o resto a gente conta no programa. Simbora!
COMPANY
About us Careers Stitcher Blog Help
AFFILIATES
Partner Portal Advertisers Podswag Stitcher Studios
Privacy Policy Terms of Service Your Privacy Choices
© Stitcher 2023